O Estado do Pará está fomentando desenvolvimento e verticalização de cadeias produtivas, incluindo o #Açaí (veja vídeo http://bit.ly/2BDj3dV), dando incentivos fiscais de até 95% às empresas que se instalem no Estado através do programa Pro Açaí para industrialização e plantio do fruto.
O #Açaí tem demanda mundial reprimida, com produção que não atende totalmente a demanda nacional, dos Estados Unidos e falta desenvolvimento do mercado Asiático, incluindo-se o chinês.
As empresas podem se beneficiar do incentivo fiscal e do potencial do mercado mundial para o fruto, maximizando a vantagem competitiva através de #Jointventure com empresas internacionais ou uso do #Equity #Crowdfunding, largamente utilizados nos Estados Unidos.
Há de se ter cuidado na estruturação jurídica da #Jointventure internacional ou #Crowdfunding, para que se aufira os benefícios desses sofisticados instrumentos indutores de negócio.
É uma boa ideia as empresas se aproveitarem dos incentivos concedidos pelo Estado do Pará e fazerem uso do #Crowdfunding e #Jointventure para obtenção de financiamento internacional a custo menor que encontrado no Brasil e de agregação de valor internacional à marca e acesso a novos mercados.