Especialista explica prós e contras da moeda virtual Bitcoin no G1 Pará

Especialista explica prós e contras da moeda virtual Bitcoin no G1 Pará

Especialista explica prós e contras da moeda virtual Bitcoin no G1 Pará

O advogado Antônio Bernardes, mestre em direito internacional, também deixa dicas para quem quer investir na criptomoeda.

Clique aqui e assista o vídeo.

 

O G1 Pará divulga nesta quinta (3) mais um vídeo da série de vídeos com o advogado Antônio Bernardes. Dessa vez, o especialista fala sobre investimentos no mundo virtual e explica os vantagens e desvantagens da criptomoeda Bitcoin. Bernardes é mestre em direito internacional pela Universidade da Califórnia.


“O Bitcoin é digital, sendo seu propósito a substituição do objeto físico por um arquivo de computador. Poderíamos considerar o Bitcoin um código e, assim como outras criptomoedas, vem alargando a sua aceitabilidade, especialmente em mercados mais desenvolvidos e provedores de serviços”, explica.


Segundo o advogado, já existem lojas e restaurantes onde é possível pode pagar com Bitcoins. “O uso doméstico vem aumentando com o tempo, ainda que seu uso seja limitado. Um exemplo é o Japão, onde já é reconhecido o Bitcoin, como uma forma legal de pagamento, com ampla aceitação tendo sido inclusive eliminado o imposto sobre o comércio de Bitcoins”. Confira na entrevista.


O Bitcoin pode ser considerado uma moeda completa?


Não. O Bitcoin, assim como outras criptomoedas, não tem lastro e nenhum valor intrinseco. É o que podemos chamar de moedas fiduciárias em contraste com moedas baseadas em notas. Como moedas digitais, portanto, elas não têm valor intrínseco e derivam seu valor na troca ou numa crença de valor, nada garantindo que o valor para o qual ela foi comprada, seja efetivamente o que ela vale. Por fim, seu curso não é obrigatório e pode ser recusado.
A natureza jurídica do Bitcoin ainda é fruto de enorme debate, mundo afora, até mesmo se ela seria valor mobiliário. De certo mesmo que ela vem sendo utilizada como forma de transferir recursos financeiros sem a intermediação de instituições financeiras e sem intervenção do governo dos países, com forte ênfase nas transações internacionais e como investimento especulativo.


Que tipos de riscos estão envolvidos para quem investe em Bitcoin?


Eles são variados.
Primeiramente, na própria orientação de gerenciamento dos Bitcoins como investimento especulativo, considerando que se trata de um ativo virtual bastante volátil. Em segundo, os riscos de fraudes por corretoras de Bitcoin e especialmente a atratividade neste mercado de promotores de esquemas de investimento de alto risco. Terceiro, medidas efetivas por parte de vários governos quanto a proibição do investimento ou circulação das cripto moedas, o que afetaria o se valor no mercado.
Por outro lado, existem relatos nos Estados Unidos, onde o mercado de aplicação já é bastante desenvolvido, de pessoas que perderam Bitcoins devido a violação de segurança de seus computadores e dispositivos móveis; amostra global relata ter havido perda de Bitcoins em programas de investimento de alto rendimento e esquemas de pirâmide; hackeamento de carteiras de Bitcoins on line; até um bug acidental na formação dos blocos que agregam os Bitcoins pode acontecer.


Existe risco de fraude e de perda dos meus investimentos em Bitcoins?


O Bitcoin em si é seguro, mas quem adquirir Bitcoins pode perdê-los por problemas tecnológicos e em razão dos riscos que já mencionei.


Quais conselhos você dá para quem decide investir em Bitcoin?


Tomar cuidados com gerenciamento dos bitcoins, buscando sempre realizar backups quanto às chaves, armazendo-o em locais seguros, além de dividir a guarda em locais diferentes.


Buscar informações adicionais sobre a experiência de quem está operando com os bitcoins e, eventualmente, se houver armazenamento em carteiras na web, buscar maiores informações sobre os mecanismos de proteção, inclusive tecnológica que elas fornecem.

Antônio Bernardes

Publicado por Antônio Bernardes

- Advogado

  • Bacharel em Direito - UFPA (1990)
  • Pós-graduando em Gestão em Comércio Exterior - FGV (2017-2018)
  • Pós-graduado em Direito Marítimo – Atualidades e Tendências - FGV (2015)
  • Master of Laws – LLM, International Commercial Law / UC Davis School of Law - EUA





Baixe Nosso E-book!

Sobre a Empresa

Pautado por um posicionamento de vanguarda e inovação, e alicerçado no objetivo único de construir uma sociedade mais próspera, justa e igualitária.

Trabalhe Conosco
TRABALHE CONOSCO

FAÇA PARTE DO NOSSO TIME!

ENTRAR EM CONTATO